quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nunca é tarde...para mudar

Após testemunhos de amigas e alguma pesquisa na internet, resolvi mudar os meus hábitos alimentares e tentar mudar os da minha família também.
Vamos a ver se consigo.
Desde sempre, me conheço com problemas intestinais, que me levaram a ter que fazer uma cirurgia, sem a qual a minha qualidade de vida hoje seria uma lástima.
Apesar de todos os conselhos médicos no sentido de aumentar consumo de água, legumes, frutas e fibra, conselhos esses que eu sempre segui, os resultados não eram os melhores , o que me levou mais tarde ao uso de laxantes.
Os laxantes faziam o efeito pretendido mas também causavam muito desconforto com o qual me habituei a conviver como se fosse um mal menor.
Após a cirurgia, o cirurgião proibiu-me de usar laxantes e em vez disso receitou-me "lactulose", para tomar somente no pós operatório ou em SOS.
Com o passar do tempo e com cuidados alimentares consegui que os meus intestinos funcionassem regularmente sem recorrer a qualquer tipo de medicamento.
Yupiiiii!
Aquelas cólicas horríveis que antes tinha, deixaram de fazer parte do meu dia a dia, no entanto, chego ao fim do dia com um enorme inchaço abdominal, parecido a uma gravidez de 5 meses acompanhado de mau estar geral.
Há mais ou menos 2 semanas falei com uma amiga que se encontra a viver na Bélgica, e por coincidência com outra amiga que vive em Inglaterra, acerca do mesmo assunto e tanto na Bélgica como em Inglaterra, ambas foram aconselhadas pelos médicos a mudar a alimentação e a banir certos alimentos.
Perante isto , tomei a decisão de mudar alguns hábitos alimentares. 
Banir ou nalguns casos reduzir, da minha alimentação, o leite de vaca e seus derivados e o glúten.
Deixo estes links onde podem ler os malefícios do consumo destes 2 alimentos.

http://portugalmundial.com/2013/01/evite-o-leite-pela-sua-saude/

http://decifra-teoudevoro-te.blogspot.co.uk/2012/03/maleficios-do-gluten.html?m=1 

Confesso que fiquei chocada ao saber que afinal o leite que tenho andado a impingir às minhas filhas durante estes anos todos, não contribui em nada para uma boa saúde e que o slogan usado nas publicidades "beba leite para ter ossos fortes" não passa de mais um "lobby" da nossa sociedade.
O cálcio, que é a maior razão para se consumir leite, pode ser encontrado  noutros alimentos.

Lista de alimentos ricos em cálcio:
http://blog.jasminealimentos.com/17-alimentos-ricos-em-calcio-que-nao-contem-leite/
Semente de Gergelim = Semente de Sésamo
Leiam e pasmem!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário